Veja como migrar sua empresa para a Microsoft 365
Antes de fazer a migração, é necessário entender o que é Microsoft 365 e quais os benefícios e desafios encontrados para realizar essa estratégia:
O que é Microsoft 365:
Muito mais do que um simples produto, o Microsoft 365, antes chamado de Office 365, é um serviço de assinatura em nuvem que reúne as tradicionais aplicações do pacote Office. Com a introdução de novos recursos de produtividade, ele otimiza o trabalho colaborativo nas empresas.
Em outras palavras, estamos falando do upgrade do Office 365: a suíte de produtividade em cloud da Microsoft que conta com a grande vantagem de ter acesso remoto. Ferramentas como Excel, PowerPoint e Microsoft Teams, incluindo videoconferências em alta resolução, serviços de e-mail corporativo, gerenciamento de tarefas e armazenamento extra no OneDrive, o sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft.
Como começar a migração?
Qualquer migração exige um bom planejamento, é necessário entender o impacto dessa mudança e conhecer as melhores estratégias para migrar com segurança: quais dados devem ir para a nuvem, quais devem ser eliminados, regras de permissões, requisitos de segurança e conformidade etc.
Avaliação dos dados:
Saiba exatamente o que está sendo migrado, quais arquivos são acessados regularmente e quais os que podem ser eliminados. Determinar quais são esses dados, onde estão localizados e sua importância para o dia a dia de trabalho não é uma tarefa simples, mas fundamental para uma migração bem-sucedida.
No lugar de simplesmente migrar todas as informações, é importante analisar esse conteúdo e categorizá-lo para torná-lo mais fácil de ser encontrado no novo ambiente.
Adoção da migração pelos colaboradores:
Sabemos que a maioria das pessoas no mundo corporativo estão acostumadas e tem acesso às soluções da Microsoft. Porém, quando a estruturação para nuvem é iniciada, muitos colaboradores resistem a mudança porque preferem manter documentos nas próprias máquinas.
Para que a migração seja bem-sucedida internamente é importantíssimo que treinamentos e comunicações sejam induzidos junto à estruturação da migração para a nuvem. Mostrar para os usuários como os recursos do Microsoft 365 podem tornar seu trabalho mais fácil é mais eficiente que apenas ensinar a usar cada ferramenta.
Enquanto a migração é um projeto unificado, o treinamento e comunicação precisam focar nas necessidades de cada setor da empresa.
Migrar com segurança:
Problemas e riscos sempre existem. A melhor forma de mitigá-los é por meio da prevenção e da análise de riscos. Portanto, fazer backups é uma etapa vital de como migrar para a nuvem com segurança.
Sim, serviços de computação em nuvem são confiáveis e seguros. Porém, por maior que seja essa segurança, suas informações, dados e sistemas completos estão em jogo. Todo cuidado é pouco.
É fundamental fazer testes antes, durante e depois da migração.
Esses testes devem servir para garantir a segurança dos dados antes de migrar completamente, criando um ambiente controlado para verificar o sistema e a proteção do serviço.
Ponha os recursos à prova para identificar os reais ganhos de produtividade. Identifique possíveis gargalos que possam ocorrer nos processos de sua empresa e, assim, evite problemas no futuro.
Por fim, lembre-se que, com um bom planejamento e auxílio de profissionais qualificados da área, a migração para a nuvem deve ser um processo simples e tranquilo para toda a empresa.
Vantagens Innovent:
Migrar para o Microsoft 365 pode parecer algo muito complexo, mas com o planejamento ideal, não importando a quantidade de informações, a migração pode ser realizada de maneira segura e sem causar interrupções no dia a dia de trabalho. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como a Innovent TI Solutions pode ajudar sua empresa a migrar para o Microsoft 365.
Processos Ágeis: Habilitamos a sua empresa em um novo modelo de operação e cultura baseada em nuvem e processos ágeis.
Migração: Nossos especialistas se encarregam de definir a melhor estratégia de migração das suas aplicações de acordo com os desafios de negócio.
Pós vendas: Especialistas fazem o acompanhamento do cliente até o final da implementação.
Suporte Interno Especializado.
Fale Conosco!